segunda-feira, 7 de julho de 2014

Caveira Mexicana e La Catrina, significados de vida e tradição.

O simbolismo da Caveira Mexicana e La Catrina


A caveira mexicana é uma arte inspirada em uma tradição antiga, provavelmente um sincretismo entre crenças católicas e mesoamericanas. A origem desse tipo de caveira no México tem a ver com a criação de adornos feitos de açúcar para enfeitar o altar de igrejas. As caveiras eram feitas para homenagear os mortos, para dar boas vindas aos espíritos que retornassem. Eram desenhos alegres, com sorrisos e cores vivas. Acreditava-se que ao receber os espíritos com alegria, comilanças e enfeites, eles retribuiriam com proteção, sabedoria e boa sorte.


Até hoje essa tradição se mantém no Dia dos Mortos, feriado mexicano que acontece no início de novembro. Se tornou algo mais cultural do que religioso, pessoas de qualquer religião o comemoram, independente de suas crenças no ritual. Porém, há uma distinção entre a caveira mexicana e a Santa Muerte ou La Catrina, que seria a própria figura venerada no Dia dos Mortos.


Os desenhos de caveira mexicana ou da Catrina carregam diversos elementos e cada um possui um significado específico, como: flores, teias de aranha, diamantes, velas acesas e cruzes. A reprodução desses desenhos nas tattoos tem crescido cada vez mais por seu simbolismo, mas, principalmente, por sua beleza distinta. Os tipos são dos mais variados, sejam de caveiras mexicanas ou de Catrinas.





O desenho da tattoo acima foi estilizado pelo cliente, que quis misturar elementos da caveira mexicana com o desenho de uma caveira tradicional.


A Catrina da foto acima foi um desenho criado pelo nosso artista ao gosto da cliente, e o resultado para ela foi muito satisfatório.

Inspire-se!


Uma observação importante: TODAS as tatuagens que postamos são de autoria de Yarkko. Quando não forem, os créditos do autor estarão explícitos na imagem.

Para conhecer mais trabalhos acesse nossa page no facebook: Yarkko Tattoo Studio

Contatos: (81)3012-0572/8860-1933 (whatsapp)
Email: yarkkotattoo@hotmail.com
Instagram: @yarkkotattoostudio
Twitter: @yarkkotattoo


Nenhum comentário:

Postar um comentário